06/01/2015

Depois dos filhos...

2014 foi o ano em que tanto se escreveu sobre a vida antes e depois dos filhos, o ano em que tantos textos causaram polémica mas que no fundo todos, e apesar dos diferentes pontos de vista, têm a sua “razão”, razão pela qual não os comento nem os critico. 

A mim pouco me importa se janto mais ou menos vezes fora, se saio mais ou menos vezes à noite, não quero saber se tenho mais ou menos autonomia, se tenho ou não tenho umas férias descansadas, se a minha vida social é mais in ou out, as coisas são como têm que ser a partir do momento em que as prioridades mudam e eu estava preparada para toda e qualquer mudança, à excepção de uma, de todas as mudanças há uma que me custa a encaixar, o nós, o eu e ele que existia.

Eu era daquelas pessoas que acreditava que o facto de termos filhos não ia mudar assim tanto a nossa vida, achava que a cumplicidade que tinhamos e o amor que nos unia seria maior, mas mudou e muito.

Talvez seja eu quem tenha mudado mais, talvez tenha mudado principalmente as minhas prioridades (eles primeiro, eu depois e ele a seguir), talvez esteja menos tolerante, talvez mais irritada, talvez mais cansada, talvez mais exigente, talvez precise de mais ajuda...talvez...talvez...não sei na verdade!

Sei que os conflitos aumentaram drasticamente, a intimidade emocional e física despencou, ambos nos sentimos ignorados, desprezados, solitários, incompreendidos...

Ontem ele perguntava-me onde é que eu estava? Onde é que estava a pessoa bem disposta, divertida, querida e simpática com quem ele casou.

Normalmente sou uma pessoa equilibrada, e apesar dos meus filhos lidarem com o melhor de mim, sei que ele não tem essa sorte. 

Gostava de ter o dom de saber discutir com respeito,  por vezes não sei e lá me sai qualquer coisa que não deveria sair e que me arrependo, gostava de ter a sabedoria de perdoar e pedir perdão e aceitar, de ser menos orgulhosa, menos rancorosa.

Há medos, receios e inseguranças aqui pelo meio, tenho medo que as coisas descambem a sério e não é isso que quero para a minha vida.

A vida a dois não é como um par de sapatos, quando já não serve deita-se fora, há que remendar, há que conservar, há que cuidar.

Chateia-me tanto que seja assim, acredito que seja só uma fase e que seja o resultado de ter dois filhos ainda tão bebés

Acredito que o facto de vivermos a correr faça com que amemos também a correr ou por vezes até o esqueçamos de o fazer.

Desculpa!

4 comentários:

  1. tb vou ser mamã em breve e confesso que é uma das coisas que mais me assusta, o como vai ficar a relação depois de sermos pais....estou tão habituada a sermos só os 2! estás a precisar de um fim de semana a dois.....miminhos e atenção e tudo passa! força!

    coisasquetaiseafins.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Sushi,
      Desejo que corra tudo da melhor maneira!
      Vou ficando atenta ao nascimento do baby Boy.
      Obrigada pela mensagem :-)
      Um grande bj
      <3

      Eliminar
  2. Revejo-me tanto neste texto, em cada palavra... Posso dizer que melhora, não volta a ser como era mas melhora... Só tenho um filho com 3 anos e o meu casamento/relação sofreu muito e só agora sinto a voltar ao que era... O meu marido não quer mais filhos e eu mesmo querendo confesso que tenho medo que o nosso casamento não sobreviva a outro bebé! Um beijinho grande

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. Magui,
      Mas volta ao que era ufa boas noticias :-)
      Um grande be e obrigada pela mensagem
      <3

      Eliminar