07/01/2015

Para lerem quando crescerem* #4

Queridos Filhos,

Há palavras mágicas que devem reter ao longo do vosso crescimento e da vossa aprendizagem, não, não estou a falar de “Abre-te Sésamo”, “Abracadabra” ou “Toodles”, falo de palavras simples, palavras que fazem ou pelo menos deveriam fazer parte do dia-a-dia de todas as pessoas. 

É indiscutível o poder das palavras nas nossas vidas, há palavras que dizemos, palavras que calamos, palavras ditas com um simples olhar, ditas em lágrimas ou com um sorriso e há ainda as palavras que se dizem em silêncio.

Mas há aquelas que de tão simples parecem banais, aquelas que se aprendem com a vida e não com estudos e que não fazem parte apenas do vocabulário dos adultos, sim, são estas as palavras mágicas - “Bom dia”, “Boa tarde”, “Boa noite”, “Com licença”, “Desculpe”, “Por favor” e “Obrigado” - são estas palavras simples que vão fazer de vocês pessoas educadas, simpáticas e afáveis.

Um “Bom dia” poderá ser a primeira palavra que alguém ouvirá de vocês, assim como um “Boa noite” a última, não é um privilégio serem os primeiros ou os últimos? (Ficam sempre na memória! e não, ser o último nem sempre é mau), um simples com licença abre caminhos, um desculpe pode salvar algo que se poderá perder para sempre, um por favor poderá fazer alguém ceder e um obrigado vale por tantas outras palavras.

Nunca se esqueçam que o mundo não vos pertence apenas a vocês e por vezes tudo o que alguém precisa de ouvir é uma destas palavras mágicas para acreditar que nem tudo está perdido, para esboçar um sorriso e acreditar que vale a pena. Serem educados, simpáticos e afáveis não custa, só traz benefícios.

Façam sempre uso destes cumprimentos mundanos, acreditem, vai fazer toda a diferença.

♡♡♡♡

*para quando souberem ler

Sem comentários:

Enviar um comentário