16/12/2014

Não gosto do Natal!

Ainda me lembro de acreditar no Pai Natal, ainda me lembro das surpresas cuidadosamente preparadas pelos meus pais para me fazerem acreditar que realmente era o Pai Natal que me trazia os presentes, gostava de fazer a árvore, gostava de imaginar os presentes, gostava do Natal. Não me lembro quando deixei de acreditar no Pai Natal assim como não me lembro quando deixei de gostar do Natal.

De repente e sem qualquer explicação o Natal perdeu todo o sentido, toda a magia, alegria, sabor e até o cheiro, ficou um vazio, uma mera obrigação.

Começaram a cansar-me as hipocrisias, a irritar-me solenemente os egoísmos e exigências familiares desse dia, os presentes comprados em contra relógio e literalmente para despachar, sim despachar, não é assim que se diz: “Já despachei todos os presentes de Natal!”

Não gosto da compra desenfreada de presentes só porque sim, não gosto da imposição de troca de presentes e incomoda-me a mentalidade consumista de ter que dar.

Sim, eu gosto de dar, mas sem datas, sem obrigações, acredito cada vez menos nos presentes de consumo e cada vez mais nos presentes que realmente dão alguma coisa de nós, presentes simples, presentes que percebemos que foram escolhidos e preparados com tempo, com vontade, com amor, dedicação e por vezes basta um simples gesto, um bilhete rabiscado às vezes toca mais que um objecto de consumo.

A forma como se vive o Natal  nos dias de hoje representa como se vive a vida, a semana desenfreada a cumprir horários na ânsia do fim de semana para logo depois começar outra semana, amiúde aproxima-se a ideia de que o Natal está à porta e que o ano passou a correr, e é nesta correria desenfreada que falta sentido, magia, alegria, sabor e até o cheiro que a vida deveria ter.

Não preciso do dia de Natal para juntar a família, não preciso do dia de Natal para trocar presentes, não preciso do dia de Natal para abraçar alguém ou dizer a esse alguém o quanto gosto dela, não preciso do dia de Natal para comer bacalhau, bolo rei e rabanadas…preciso antes de vários "Natais" ao longo do ano, não um dia especifico e único.

Acreditava que o facto de ter filhos me iria fazer recuperar este meu afastamento da época natalícia, mas não…ainda não, mas a esperança continua e ainda assim contrario todas as minhas vontades e não deixo de lhes proporcionar a magia que se fala, não deixo de me envolver com a data, até porque não quero que eles sejam como eu,  quero ensiná-los  a gostar do Natal, quero ensiná-los a fazer cartões de Natal em cartolina ao invés de um SMS, quero que em conjunto façamos bolachinhas para oferecer, escrever a carta ao Pai Natal, quero pô-los a ouvir e a dançar o "All I Want for Christmas Is You" da Mariah Carey (a musica de Natal que me arranca sorrisos e boas memórias)…acredito que um dia vou voltar a gostar do Natal.

5 comentários:

  1. Sinto exactamente o mesmo.
    E o que realmente me incomoda é que há pessoas que não entendem a existência destes sentimentos. Se eu não gosto porque não respeitam? É assim tão difícil entender?
    Para alguns é... porque não conhecem o verdadeiro amor que existe genuinamente ao longo de 365 dias e necessitam de ter um dia para o faz de conta que é tudo muito lindo...

    ResponderEliminar
  2. Sinto exactamente o mesmo. E agora que estou gravida pela 1ª vez também achei que poderia vir a voltar a gostar do natal como gostava em criança! Mas não.... 1 beijinho para si

    ResponderEliminar
  3. Desde que "decidimos" não ter filhos, tb eu suspenso o natal.Mais um ano que tanta coisa que imaginei que faria em família se ficou só pelo sonho...eu era uma pessoa tão festiva e sonhadora e agora...

    ResponderEliminar