17/10/2014

Nosso Menu - Semana 43/52


O menu de hoje é um bocadinho diferente, mas não menos delicioso e saboroso, é quase, diria eu, um menu especial no que toca aos pequenos almoços e lanches.

O menu desta semana é da M. do O Copinho de Leite, a M. é mãe do P., e o P. é um menino alérgico à Proteína do Leite de Vaca.

Quando surgiu o Copinho de Leite de imediato me chamou à atenção, pelo facto de ser um tema que desconhecia por completo, pelo facto de na minha opinião estar extramente bem escrito, bem explicado e útil MUITO útil, a M. esclarece tão mas tão bem o que é esta alergia, esclarece questões tais como: qual é a diferença entre uma alergia e uma intolerância alimentar? Então e a lactose não é a mesma coisa que proteína do leite de vaca? Tem até uma secção dedicada a receitas adaptadas a esta realidade.

Comecei a seguir a história desta família, que apesar do sufoco inicial me parecem agora tão resolvidos e adaptados ao facto de se verem obrigados a viver com uma realidade diferente no que toca à alimentação do pequeno P., imagino que, sempre com o receio dos alimentos com proteína de leite de vaca na sua composição, até porque, alguns vestígios de leite são suficientes para desencadearem um choque anafiláctico. Na mala desta mãe, consta sempre, além do telemóvel, carteira e batom, um kit de emergência com anti-histamínico, broncodilatador, corticóide e injecção de adrenalina, mas é como diz a M.: Para já, vivemos um dia de cada vez. Ou melhor, ao ritmo de um copinho de leite (extensamente hidrolisado ou vegetal) de cada vez!

Obrigada querida M.

Um grande bj 

Sem comentários:

Enviar um comentário